O Listeria ALOA Ágar é um meio de cultura cromogênico específico para o isolamento e identificação de Listeria monocytogenes e Listeria spp. em alimentos e amostras ambientais.
O método mais utilizado para medir a capacidade de digestão da lactose é a medição indireta por meio do teste de tolerância à lactose
A biplaca Sangue/ MacConkey é um meio de cultura diferencial e seletivo usado na microbiologia clínica.
O Ágar Violet Red Bile (VRB) é um meio de cultura seletivo utilizado principalmente para a detecção e enumeração de bactérias Gram-negativas, especialmente enterobactérias e coliformes, em alimentos e amostras de água.
As tiras de oxidase são usadas para detectar a presença da enzima citocromo c oxidase em microrganismos
O meio Rugai sem Sacarose, também conhecido como meio da Escola Paulista de Medicina (EPM), é utilizado para a identificação de enterobactérias através da execução simultânea de seis provas bioquímicas.
O Meio Caldo MTS (Meio de Tolerância ao Sal), é utilizado para verificar a capacidade de crescimento de bactérias em um ambiente com 6,5% de NaCl.
O meio TSI é utilizado para a diferenciação de bactérias com base em suas capacidades de fermentar glicose, lactose e/ou sacarose, além de detectar a produção de sulfureto de hidrogênio
Meio de cultura diferencial Rugai com lisina utilizado para a triagem e identificação presuntiva de enterobactérias oxidase negativa.
O Citrato de Simmons é utilizado para avaliar a capacidade de microrganismos em utilizar o citrato como a única fonte de carbono.
O sistema Bactray é composto por 3 conjuntos de provas bioquímicas, denominados Bactray I, II e III, que totalizam 30 substratos.
O swab Copan Rayon é um utensílio estéril para coleta de amostras, amplamente utilizado em microbiologia