Você está navegando em
22 de maio de 2019
Laborclin

Sulfazotrim

<?php the_title(); ?>

Discos de antibióticos que medem a resistência de bactérias.

Os Discos de Antibióticos da Laborclin ou o Sulfazotrim é um teste capaz de medir a resistência de uma bactéria aos antibióticos, ou seja, consiste basicamente em um exame de sensibilidade in vitro. O Sulfazotrim é produzidoem duas formas: com monodiscos avulsos em frascos de 50 unidades ou multidiscos, embalagens que contém 25 “estrelas” com 12 discos cada. Na forma de multidiscos, estão disponíveis combinações como Ciprofloxacin, Gentaminicina, Sulfazotrim, Ampicilina e Norfloxacin.

A metodologia de Kirby e Bauer utilizada na análise de bactérias pelo meio Sulfazotrim é a mais difundida e utilizada até hoje na rotina de análises clínicas, devido a sua praticidade de execução, baixo custo e confiabilidade de seus resultados.

É necessário deixar que o discos de Sulfazotrim atinjam a temperatura ambiente antes do uso, pois a cobertura precoce dos mesmos pode causar condensação de água no interior do frasco, aumento da umidade e inativação do antibiótico com queda em sua atividade.

Usar pinças estéreis para a manipulação dosdiscos de Sulfazotrim é indispensável. Além disso, é preciso cuidar para não usar pinças quentes, pois os antimicrobianos são termosensíveis.

Procedimento Técnico

É necessário retirar as placas e os frascos com os discos de Sulfazotrim da geladeira cerca de 20-30 minutos antes, para que adquiram a temperatura ambiente antes da execução da prova.

  • Com uma alça bacteriológica em platina devidamente flambada e resfriada, tocar na colônia de bactéria recente.
  • Suspender as colônias em solução salina estéril até obter uma turvação compatível com 0,5 grau da escala Mac Farland.
  • Embeber um swab estéril na suspensão bacteriana, comprimindo-o contra as paredes do tubo para tirar o excesso de suspensão.
  • Com o auxílio de uma pinça flambada e resfriada colocar os discos de Sulfazotrim (monodiscos ou multidiscos) sobre a superfície do meio inoculado, exercendo uma leve pressão com a ponta da pinça para uma boa adesão dos discos.
  • Incubar a placa com os discos de Sulfazotrim em estufa bacteriológica a 36°C por 18 e 24 horas.

Resultado

Com o auxílio de uma régua, paquímetro ou objeto semelhante, medir o diâmetro dos halos inibitórios de cada disco de antibiótico e consultar uma tabela apropriada para determinar se a bactéria analisada é sensível, intermediário ou resistente ao antimicrobiano testado.

Entre em contato com a Laborclin e saiba mais como funcionam os discos de Sulfazotrim. O telefone é o (41) 3661-5050.

Cadastro de Newsletter
© 2021 - LABORCLIN - CNPJ: 76.619.113/0001-31 - Todos os Direitos Reservados