Os Discos de Antibióticos da Laborclin ou o Sulfazotrim é um teste capaz de medir a resistência de uma bactéria aos antibióticos, ou seja, consiste basicamente em um exame de sensibilidade in vitro. O Sulfazotrim é produzidoem duas formas: com monodiscos avulsos em frascos de 50 unidades ou multidiscos, embalagens que contém 25 “estrelas” com 12 discos cada. Na forma de multidiscos, estão disponíveis combinações como Ciprofloxacin, Gentaminicina, Sulfazotrim, Ampicilina e Norfloxacin.
A metodologia de Kirby e Bauer utilizada na análise de bactérias pelo meio Sulfazotrim é a mais difundida e utilizada até hoje na rotina de análises clínicas, devido a sua praticidade de execução, baixo custo e confiabilidade de seus resultados.
É necessário deixar que o discos de Sulfazotrim atinjam a temperatura ambiente antes do uso, pois a cobertura precoce dos mesmos pode causar condensação de água no interior do frasco, aumento da umidade e inativação do antibiótico com queda em sua atividade.
Usar pinças estéreis para a manipulação dosdiscos de Sulfazotrim é indispensável. Além disso, é preciso cuidar para não usar pinças quentes, pois os antimicrobianos são termosensíveis.
Procedimento Técnico
É necessário retirar as placas e os frascos com os discos de Sulfazotrim da geladeira cerca de 20-30 minutos antes, para que adquiram a temperatura ambiente antes da execução da prova.
Resultado
Com o auxílio de uma régua, paquímetro ou objeto semelhante, medir o diâmetro dos halos inibitórios de cada disco de antibiótico e consultar uma tabela apropriada para determinar se a bactéria analisada é sensível, intermediário ou resistente ao antimicrobiano testado.
Entre em contato com a Laborclin e saiba mais como funcionam os discos de Sulfazotrim. O telefone é o (41) 3661-5050.