Você está navegando em
14 de junho de 2021
Laborclin

Compass® Listeria

<?php the_title(); ?>

Método Compass® Listeria

O Compass® Listeria é um método alternativo rápido para detecção de Listeria spp e detecção e enumeração de Listeria monocytogenes em alimentos e amostras de monitoramento ambiental. Possui validação AFNOR e os resultados negativos podem ser obtidos em 40h para a detecção e 48h para contagem.

O método de detecção é realizado em duas etapas, a primeira consiste em um enriquecimento no Caldo Half Fraser e a segunda em isolamento no ágar Compass Listeria®.

O caldo Half Fraser é utilizado para o enriquecimento seletivo e diferencial de Listeria spp. em alimentos e amostras ambientais de acordo com a ISO NF EN ISO 11290-1. Através de sua formulação, com agentes seletivos e nutrientes necessários para o crescimento de Listeria spp., o meio garante a recuperação do microrganismo e a inibição da microflora secundária de outras bactérias gram-positivas.

O Agar Compass Listeria® é um meio cromogênico, que possui uma mistura específica de agentes seletivos capazes de inibir quase todas as outras bactérias contaminantes. O uso do substrato cromogênico permite a formação de um precipitado azul esverdeado no centro da colônia, característica de Lisreria spp. Já as colônias de Listeria monocytogenes, além da coloração azul esverdeada, irão se diferenciar com à formação de um halo opaco ao redor da colônia, devido à ação de uma enzima específica dessa espécie.

Para o método de contagem, a amostra pode ser diluída tanto em Half Fraser (com antibióticos) quanto em Água peptonada tamponada. Após essa etapa, o inóculo é realizado também em Agar Compass Listeria® e pode ser feito em profundidade ou em superfície.

Detecção:

Enumeração:

Deixe o seu comentário!








Cadastro de Newsletter
© 2021 - LABORCLIN - CNPJ: 76.619.113/0001-31 - Todos os Direitos Reservados