Meio de cultura eficiente para detectar a bactéria causadora da Listeriose.
O Ágar Palcam é um meio de cultura seletivo para a detecção e isolamento da bactéria Listeria monocytogenes, um espécie de microrganismo capaz de causar doenças graves em seres humanos como a listeriose e a meningite. O Ágar Palcam possui um composto cromogênico formado por bromo, cloro, indolil e glucopiranósido, uma enzima comum em todas as listerias, micróbio que pode ser contraído por meio de alimentos e por contato com indivíduos ou animais contaminados. Uma das vantagens do Ágar Palcam é a produção de fosfolipase C específica, uma enzima que hidrolisa as ligações éster presentes nos fosfolípidos.
O Ágar Palcam é um meio não destinado para diagnóstico de doenças ou outras condições em seres humanos.
Para fins de transporte, o Ágar Palcam deve permanecer em temperatura ambiente por até 72 horas. No laboratório, as placas precisam ser armazenadas em temperatura de 2 a 12ºC. E devido a presença de substâncias sensíveis, é recomendado que o Ágar Palcam seja protegido da incidência direta da luz e não sofra variações de temperatura até a utilização.
A Listeriose
A Listeriose é uma intoxicação alimentar causada pela ingestão de alimentos contaminados com a bactéria Listeria monocytogenes. Se a doença for contraída durante a gravidez pode resultar em aborto espontâneo, nascimento prematuro ou infecções muito graves. Os principais sintomas da doença são febre alta, dores musculares, náuseas e diarréia.
A bactéria causadora da doença pode ser encontrada na água, no solo e em alguns animais. De maneira oposta a muitos microrganismos, a Listeria monocytogenes consegue se desenvolve em temperaturas muito frias, mesmo no refrigerador. No entanto, a bactéria não consegue sobreviver a temperaturas altas, como pasteurização e cozimento.
O risco de contrair a Listeriose é mais comum em pessoas que:
- Tem mais 65 anos;
- Estão grávidas;
- Fazem quimioterapia;
- Têm diabetes e/ou doença renal;
- Sofrem de alcoolismo.
O tratamento para Listeriose é variável de acordo a gravidade dos sintomas. A maior parte dos casos podem não precisar de tratamentos. No entanto, infecções mais graves e gestantes precisam ingerir antibióticos para combater a bactéria.
Ainda está com dúvidas ou quer saber mais sobre o Ágar Palcam? Entre em contato com a Laborclin, especializada em produtos para laboratórios. O telefone é o (41) 3661-5050.