Você está navegando em
22 de maio de 2019
Laborclin

Ágar Sabouraud

<?php the_title(); ?>

seletividade e facilidade no cultivo de fungos.

A função do meio com nutrientes Ágar Sabouraud é o cultivo e crescimento qualitativo de fungos, como filamentoses, leveduras, espécies de cândidas e fungos associados a infecções artificiais. O Ágar Sabouraud é um método extremamente seletivo, pois seu pH, levemente ácido, favorece o crescimento de dermatófitos e inibe algumas espécies bacterianas de interesse clínico, isso acontece devido a presença de cloranfenicol, um antibiótico de amplo espectro que age contra as bactérias gram negativas, gram positivas e riquétsias.

Um dos diferenciais do meio Ágar Sabouraud é a elevada concentração de dextrose, que proporciona uma vantagem para o desenvolvimento dos fungos estáveis por osmose, a medida que a maioria das bactérias não suporta a elevada concentração de açúcar. O período de incubação do Ágar Sabouraud é de no mínimo 3 dias em temperatura de 25°C.

O Ágar Sabouraud apresenta outras vantagens. Uma delas é que o caldo presente no método serve para controlar a esterilidade e realizar procedimentos baseados na utilização de membranas filtrantes. Além disso, é mais fácil de utilizar, pois é fornecido em placas prontas para o uso eliminando o complicado trabalho de preparar o meio no laboratório.

Amostras de Ágar Sabouraud

          Não há restrições quanto ao tipo de amostra a ser utilizada no Ágar Sabouraud. Em casos específicos pode ser necessária a cultura conjunta com um meio não seletivo para que o analista tenha uma resposta completa. O laboratório onde as amostras serão analisadas deve estabelecer critérios de coleta e conservação das amostras, de acordo com sua política de qualidade.         

  É importante ressaltar que para o método Ágar Sabouraud obter os resultados esperados é preciso considerar as necessidades específicas, suplementos característico ou ambiente controlado, de cada espécie de microrganismo, pois eles podem não apresentar o crescimento adequado se semeados em meio de cultura que não apresente os requisitos mínimos.

            
Cadastro de Newsletter
© 2020 - LABORCLIN - CNPJ: 76.619.113/0001-31 - Todos os Direitos Reservados