Você está navegando em
22 de maio de 2019
Laborclin

Ágar Mueller Hinton

<?php the_title(); ?>

TSA com agilidade e segurança

Conhecido como um dos melhores meios de cultura para a realização de Testes de Sensibilidade aos Antimicrobianos (TSA), o Ágar Mueller Hinton, também chamado de Antibiograma, atesta se uma bactéria é sensível ou não a certos antibióticos. Umas das vantagens do Ágar Mueller Hinton é que ele possui nutritiva fonte de proteínas e carboidratos que proporcionam o rápido desenvolvimento das bactérias analisadas. Além disso, o Ágar Mueller Hinton é a técnica padrão recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para essa finalidade.

O Ágar Mueller Hinton tem o princípio base que determina a propagação do antimicrobiano na superfície do produto, por meio de um disco. Sua composição consiste em ácido hidroselado de caseína e extrato de carne, que fornecem nitrogênio, aminoácidos, vitaminas e outros nutrientes que sustentam o desenvolvimento de microorganismos.

Uma das vantagens de utilizar o método Ágar Mueller Hinton é que um único disco permite testar uma bactéria com números variáveis de antimicrobianos, cerca de 12 drogas com concentrações diferentes.

Para fins de transporte, o Ágar Mueller Hinton deve permanecer em temperatura ambiente por até 72 horas. No laboratório, as placas precisam ser armazenadas em temperatura de 2 a 12ºC. E devido a presença de substâncias sensíveis, é recomendado que o Ágar Muller Hinton seja protegido da incidência direta da luz e não sofra variações  de temperatura até a utilização.

Cultivando microrganismos

Uma das principais condições para o cultivo de microrganismos é o isolamento nutritivo a fim de que o crescimento desejado aconteça. No caso de uma espécie específica de bactéria, o ideal é que seja fornecido proteína, carbono, água e oxigênio. Já se o cultivo for de um fungo, o isolamento precisa conter outros elementos de acordo com a necessidade do microorganismo.

Sendo assim, o Teste de Suscetibilidade realizado a partir do método Ágar Mueller Hinton baseia-se na difusão que ocorre através do ágar com substâncias antimicrobianas acumuladas nos discos de papel. Os microrganismos crescem por meio de um halo de inibição ao redor dos disco, o qual é correlacionado com a Concentração Inibitória Mínima (MIC)

Conheça mais sobre o Ágar Mueller Hinton? Entre em contato com a Laborclin, especializada em produtos para laboratórios. O telefone é o (41) 3661-5050.

            
Cadastro de Newsletter
© 2020 - LABORCLIN - CNPJ: 76.619.113/0001-31 - Todos os Direitos Reservados