Ágar Citrato Simmons

Meio de cultura ágil e seguro

O Ágar Citrato Simmons é utilizado para diferenciar os microrganismos em um ambiente laboratorial com base na utilização de citrato. Também é útil para identificar bactérias que têm o citrato como sua principal fonte de energia. Apesar de sua eficácia, o Ágar Citrato Simmons não serve para diagnosticar doenças ou outras condições em seres humanos.

Umas das vantagens do Ágar Citrato Simmons é que ele possui nutritiva fonte de proteínas e carboidratos que proporcionam o rápido desenvolvimento das bactérias analisadas. Além disso, com o Ágar Citrato Simmons as bactérias são capazes de metabolizar o citrato e crescem de forma abundante. O meio de cultura consegue mudar da cor verde para azul intenso no período de 24 a 48 horas.

O Ágar Citrato Simmons é recomendado para a diferenciação de bacilos gram-negativos de espécies de laboratórios, amostras de alimentos e de água. Sua composição consiste em fosfato de dipotássio, cloreto de sódio, citrato de sódio e sulfato de magnésio. 

Precauções para o manuseio seguro

É importante seguir à risca algumas recomendações para o uso seguro do Ágar Simmons Citrato, como:

  • Não respire a poeira;
  • Evite o contato com a pele e com os olhos;
  • Não coma, beba ou fume quando estiver utilizando o produto;
  • Garanta ventilação adequada;
  • Lava-olhos devem estar disponíveis;
  • Lave as mãos após manusear a substância.

Para fins de transporte, o Ágar Citrato Simmons deve permanecer em temperatura ambiente por até 72 horas. No laboratório, as placas precisam ser armazenadas em temperatura de 2 a 12ºC. E devido a presença de substâncias sensíveis, é recomendado que o Ágar Citrato Simmons seja protegido da incidência direta da luz e não sofra variações  de temperatura até a utilização. Conheça mais sobre o Ágar Citrato Simmons! Entre em contato com a Laborclin, especializada em produtos para laboratórios.