Você está navegando em
22 de maio de 2019
Laborclin

Ágar Listeria Aloa:

<?php the_title(); ?>

Meio eficiente para isolamento da bactéria causadora da meningite

O Ágar Listeria Aloa é um meio de cultura cromogênico seletivo e diferencial para o isolamento de Listeria monocytogenes, uma espécie de bactéria capaz de provocar doenças em seres humanos, como a meningite.Este meio possui um composto cromogênico formado por bromo, cloro, indolil e glucopiranósido, uma enzima comum em todas as listerias, micróbio que pode ser contraído por meio de alimentos e por contato com indivíduos ou animais contaminados. Uma das vantagens do Ágar Listeria Aloa é a produção de fosfolipase C específica, uma enzima que hidrolisa as ligações éster presentes nos fosfolípidos.

O método de cultura Ágar Listeria Aloa contém uma base nutricional que garante o bom desenvolvimento para uma ampla gama de bactérias devido fontes de nutrientes, vitaminas e energia, provenientes de peptonas, extrato de leveduras e fontes de carbono.

Para fins de transporte, o Ágar Listeria Aloa deve permanecer em temperatura ambiente por até 72 horas. No laboratório, as placas precisam ser armazenadas em temperatura de 2 a 12ºC. E devido a presença de substâncias sensíveis, é recomendado que o Ágar Listeria Aloa seja protegido da incidência direta da luz e não sofra variações de temperatura até a utilização.

A listeria

          De acordo com o Sistema Público de Saúde do Reino Unido (NHS), a Listeria é uma bactéria que pode ser encontrada no leite não-pasteurizado e seus derivados, queijos cremosos, em embutidos e em patês.

          A pessoa que adquire a bactéria apresenta sintomas como dores agudas e intensas no corpo, vômito, calafrios e sintomas de gripe, febre superior a 38°C e diarreia. Grande parte das pessoas têm a bactéria, entretanto não apresentam sintoma algum. A princípio o micróbio não é letal, mas pode afetar idosos e crianças com a imunidade baixa.

Segundo a BBC, em março de 2018, na Austrália, três pessoas morreram infectadas com Listeria. Já em setembro, um lote de queijo e carnes fatiadas da marca Zaffari foram retirados dos supermercados do Rio Grande do Sul após exames apontarem a presença de listeria.

Para evitar o contágio por essa bactéria é preciso seguir algumas recomendações como lavar as mãos regularmente com água e sabão, lavar frutas e verduras antes de ingerir e sempre verificar a procedência de alimentos pré-cozidos.

Cadastro de Newsletter
© 2022 - LABORCLIN - CNPJ: 76.619.113/0001-31 - Todos os Direitos Reservados