Nutrilab

Versatilidade para monitoramento e análises

O Nutrilab é um método prático e versátil para monitorar o processo de sanitização ou analisar produtos acabados. Trata-se de laminocultivos com lâminas introduzidas nas duas faces com meio de cultura.

Uma das vantagens do Nutrilab é apresentar algumas combinações de meios de cultura, o que possibilita a sua utilização em diversas situações. O produto é capaz de analisar bolores e leveduras, estafilococos, coliformes e E.coli, a bactéria que pode provocar doenças como infecção urinária.

O Nutrilab pode ser utilizado em amostras sólidas, líquidas ou em superfícies. As lâminas são esterilizadas, manipuladas e mergulhadas diretamente no material a ser analisado, retornando em seguida ao frasco. As amostras sólidas de Nutrilab podem ser diluídas em um líquido apropriado. 

As amostras analisadas com o método Nutrilab precisam ser inoculadas o mais rápido possível após a coleta, e caso não seja possível, devem ser armazenadas na geladeira em temperatura de 2 a 8°C. Entretanto, nesta condição o prazo de viabilidade da amostra varia conforme a natureza do material analisado e dos microrganismos presentes.

Reagentes

O Nutrilab F é o meio PCA, utilizado para contagem total de microrganismos mesófilos em um lado da lâmina, e o meio OGYE para contagem total de bolores e leveduras do outro lado da lâmina.

Aplicando o Nutrilab F

Já o Nutrilab E destina-se a análise total de microrganismos mesófilos, tendo o meio PCA em um dos lados da lâmina e a análise de coliformes totais, com o meio VRBL do outro lado da lâmina. Por fim, o Nutrilab P é formado por lâminas com meio ECC para análise de Escherichia coli e com o meio Baird Parker para análise de Staphylococcus aureus.

Outros posts