Indústria - Métodos Alternativos

IRIS SALNONELLA

O IRIS Salmonella® é um método alternativo de pesquisa de Salmonella em alimentos e rações para humanos e amostras ambientais (exceto amostras de produção primária).

O método possui alta especificidade para a detecção de Salmonella, incluindo espécies e sorovares atípicos, o que é uma fonte de confusão em outros meios. O meio também permite a detecção de sorovares não móveis (S. Pullorum e S. Gallinarum) ou cepas monofásicas. É possível detectar também as que apresentam uma atividade estérica leve ou ausente em outros meios (Salmonella bongori, Salmonella Dublin e Atento, determinadas cepas de S. enterica, S. houtenae e S. diarizonae).

O método é certificado pela NF VALIDATION, com o suplemento IRIS Salmonella®, de acordo com o protocolo de validação NF EN ISO 16140- 2 de 2016 para as seguintes categorias:

  • Todos os produtos alimentícios (de 0 a 25 g)
  • Todas as rações animais e alimentos para animais de estimação (de 0 a 25 g), rações animais secas e alimentos para animais de estimação (de 50 g a 125 g)
  • Todas as amostras do ambiente de produção industrial
  • Leite em pó (incluindo leite em pó para bebês com e sem probióticos) de 50 a 375 g

Soluções Similares

O Listeria ALOA Ágar é um meio de cultura cromogênico específico para o isolamento e identificação de Listeria monocytogenes e Listeria spp. em alimentos e amostras ambientais.
O método mais utilizado para medir a capacidade de digestão da lactose é a medição indireta por meio do teste de tolerância à lactose
Frascos com tiossulfato de sódio são usados na coleta de amostras de água, especialmente quando há presença de cloro (como em água potável tratada).