Antibiótico ideal para combater a infecção urinária.
A Nitrofurantoína é um antibiótico indicado no tratamento de infecções urinárias crônicas e agudas, como cistites, pielites, pielocistites e pielonefrites. A fórmula da Nitrofurantoína é composta por lactose monoidratada, amido, croscarmelose sódica e talco. Uma das vantagens do medicamento é estar disponível na forma de cápsulas de 100 mg.
Outro diferencial da Nitrofurantoína é que ela permite o retardo da solubilização no aparelho gastrintestinal, reduzindo com isso os eventos adversos (náuseas e vômitos) sem, contudo, modificar sua concentração na urina
Normalmente um tratamento de cinco dias de duração com Nitrofurantoína é equivalente clínica e microbiologicamente a um tratamento de três dias de duração com trimetoprim-sulfametoxazol e deve ser considerado uma alternativa efetiva às fluoroquinolonas para o tratamento da cistite aguda em mulheres.
A Nitrofurantoína é altamente solúvel na urina e a deixa com uma coloração amarelada. O tempo médio estimado para início de ação é de algumas horas.
Infecção Urinária
Os principais sintomas da infecção urinária são dor ou queimação ao urinar, dor próxima à região do púbis e vontade de urinar várias vezes em quantidades pequenas. Para evitar a doença é indispensável a ingestão de muito líquido, não segurar a urina por um longo período e realizar a higienização da região genital.
Geralmente as infecções urinárias acontecem quando as bactérias entram em contato com o trato urinário por meio da uretra e começam a multiplicar-se na bexiga. Apesar de o sistema urinário ter sido projetado para se defender desses microrganismo, essas defesas podem falhar. Sendo assim, as bactérias se multiplicam e se transformam em uma infecção completa no trato urinário.
Ainda está com dúvidas ou quer saber mais sobre o Nitrofurantoína? Entre em contato com a Laborclin, especializada em produtos para laboratórios. O telefone é o (41) 3661-5050.