Antibiótico eficiente no tratamento da meningite
A Cefalotina Sódica é um antibiótico indicado para o tratamento de infecções graves causadas por cepas suscetíveis dos microrganismos. Uma das vantagens da Cefalotina Sódica é que sua fórmula é altamente ativa contra estafilococos, incluindo os produtores de penicilinase, atuando através da inibição da síntese da parede celular bacteriana. Por ser um medicamento forte, a Cefalotina Sódica é contraindicada para pacientes com histórico de reações alérgicas a antibióticos do grupo cefalosporinas, penicilina e derivados.
A Cefalotina Sódica é muito utilizada no tratamento de infecções, como:
- Meningite;
- Infecção respiratórias;
- Infecções intestinais;
- Infecções da pele e tecidos moles;
- Infecções ósseas e articulares.
O tratamento com Cefalotina Sódica deve ser prolongado por no mínimo 72 horas após a temperatura do paciente abaixar, ou após a constatação da erradicação das bactérias.
Meningite
Grande parte dos casos de meningite é provocada por vírus ou bactérias, mas a doença também pode ser transmitida por fungos.
A meningite bacteriana é mais grave de todas. Geralmente acontece quando a bactéria entra na corrente sanguínea e migra para o cérebro. Pode ocorrer, também, da meningite ser desencadeada após uma infecção no ouvido, fratura, ou até mesmo, após uma cirurgia.
Existe mais de uma bactéria capaz de transmitir a doença. São elas:
● Streptococcus pneumoniae (pneumococo);
● Neisseria meningitidis;
● Haemophilus influenzae;
● Listeria monocytogenes.
O tratamento para meningite depende da causa. Na maioria das vezes para meningite viral o tratamento é dispensável, pois os sintomas costumam desaparecer sozinhos após algumas semanas. Já em casos de meningite bacteriana o tratamento precisa ser imediato através de antibióticos intravenosos como a Cefalotina Sódica.
Ainda está com dúvidas ou quer saber mais sobre a Cefalotina Sódica? Entre em contato com a Laborclin, especializada em produtos para laboratórios. O telefone é o (41) 3661-5050.