Você está navegando em
22 de maio de 2019
Laborclin

Alfa-Naftol

<?php the_title(); ?>
A solução mais utilizada para a realização do Teste de Voges-Proskauer.

O Alfa-Naftol é a solução utilizada para a realização do Teste de Voges-Proskauer (VP), um procedimento em bacteriologia que consiste na fermentação de bactérias pela via butilenoglicólica. O Alfa-Naftol tem a finalidade de fermentar  glicose para que ocorra a produção de acetoína, um líquido incolor com cheiro amanteigado. Durante a realização do teste, a adição do Alfa-Naftol provoca a catálise indicando um anel na cor vermelho, enquanto que a cor amarelo indica o resultado negativo.

A finalidade do Teste de Voges-Proskauer com Alfa-Naftol é determinar a capacidade das bactérias na produção de não-ácidos a partir de materiais orgânicos que resultam na fermentação da glicose. Uma das vantagens do uso de Alfa-Naftol é a opção de solubilidade em água e não apresentar riscos de explosão.

O Alfa-Naftol é destinado apenas para diagnóstico in vitro e seu uso é exclusivo para profissionais em análises clínicas.

Como é feito o Teste de Voges-Proskauer?

Como dito antes, o Teste VP é a identificação da capacidade da bactéria de produzir acetoína a partir da fermentação da glicose. Ao fermentarem, as bactérias além de produzirem a acetoína fornecem também pequenas quantidades de ácidos.

          As etapas do Teste de Voges-Proskauer no laboratório são as seguintes:

  • O primeiro passo é introduzir nos tubos de ensaio 5 ml do meioMR-VP, caldo composto por Peptona Especial, Fosfato Dipotácio e Glicose.
  • Em seguida, inocular o meio com a cultura do microrganismo que será estudado.
  • Logo após, incubar na estufa a 37° durante 24 horas.
  • A próxima etapa é misturar junto às preparações o reagente de Barritt´s, uma solução composta por hidróxido de potássio e Alfa-Naftol em etanol absoluto.
  • Por fim, misturar bem, esperar 15 minutos  e observar a coloração dos tubos.
Cadastro de Newsletter
© 2021 - LABORCLIN - CNPJ: 76.619.113/0001-31 - Todos os Direitos Reservados