Você está navegando em
22 de maio de 2019
Laborclin

Ágar MacConkey

<?php the_title(); ?>

O mais antigo e eficiente meio de cultura para bactérias.

O Ágar MacConkey é considerado um dos primeiros meios de cultivo para bactérias gram negativas indicando a fermentação por lactose. Recomenda-se a utilização do Ágar MacConkey em amostras clínicas que contenham microbiota mista, como urina, fezes, feridas e secreções. As bactérias gram negativas se desenvolvem melhor com essa técnica e se diferenciam por apresentarem a habilidade de fermentar a lactose.

Diferente dos outros meios de cultura, o Ágar MacConkey é seletivo, pois apresenta combinação de sais biliares e o cristal violeta, que inibem os microrganismos gram positivos, assim reduzindo relativamente doenças causadas por bactérias ou protozoários presentes nas fezes. Além disso, um dos diferenciais do Ágar MacConkey é que as bactérias gram negativas produzem colônias na cor rosa. As incapazes de fermentar permanecem incolores.

Além disso, o Ágar MacConkey também pode ser utilizado para a contagem de bactérias coli-aerogenosas encontradas nas fezes de gados e ovelhas e em carcaças de aves. Embora as características das colônias produzidas com o Ágar MacConkey ofereçam a possibilidade de serem realizados alguns testes de diagnóstico diretos, é indispensável a realização de testes bioquímicos para uma identificação completa.

Características dos meios de cultura de bactérias

Uma das particularidades fundamentais dos meios de cultura é a concentração de nitrogênio, carbono, sais minerais, esterilidade e a concentração de cloreto de sódio equivalente a fisiológica.

A água é um componente importante e sempre presente em altas quantidades. Todas as células requerem água no meio para que os nutrientes de baixo peso molecular possam atravessar a membrana celular. A água utilizada nos meios de cultura deve ser destilada, pois a de consumo contém minerais que podem reagir com os constituintes do meio atrapalhando ou precipitando o desenvolvimento das bactérias, além de substâncias como o cloro que podem interferir  no crescimento microbiano.

A composição é classificada como natural, sintética e semissintética. A divisão é realizada de acordo com a aplicação de cada meio de cultura. Por isso, é fundamental que ocorra a escolha do meio correto para cada tipo de aplicação. A Laborclin disponibiliza uma enorme variedade de meios de cultura.

            
Cadastro de Newsletter
© 2020 - LABORCLIN - CNPJ: 76.619.113/0001-31 - Todos os Direitos Reservados